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 06 Janeiro

Eventos culturais: Fortalecimento dos laços afetivos familiares.

 

As transformações no campo educacional têm acontecido num ritmo acelerado. Percebe-se que em meio a muitas mudanças uma parceria sempre será fundamental para o sucesso de todos envolvidos no processo: Família e Escola. 
A família constitui uma instituição de extrema importância na formação e na educação das crianças. A escola tem a responsabilidade de desenvolver habilidades e competências específicas de forma sistematizada. Assim, a participação dos pais na educação escolar dos filhos deve ser constante e consciente. Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando.  A vida familiar e escolar se completa. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução.
Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.
Segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), os alunos que tem Pais presentes e participativos apresentam melhor rendimento escolar em relação àqueles pais que estão ausentes do seu processo educacional. Elas terão mais autocontrole, comportamento cooperativo e menos chance de desenvolver depressão ou ansiedade.  Há também o indicativo de que conforme as crianças ingressam na adolescência e chegam às séries superiores, reduz-se a influência dos pais no desempenho escolar. Portanto, acompanhar a criança em seus anos escolares iniciais irá contribuir para maior autonomia nas series posteriores, mas, é responsabilidade das Instituições educativas desenvolver projetos que envolvam os pais de forma significativa. É preciso que as escolas estejam abertas aos pais. Recebê-los apenas em reuniões bimestrais é limitar este relacionamento escola/família. 
Os projetos culturais representam oportunidade para trabalhar o fortalecimento de laços afetivos familiares, o desenvolvimento da psicomotricidade, o aprimoramento da linguagem, a memorização, o ritmo, a concentração, espacialidade, valores éticos como respeito, compreensão, justiça entre outros. O desenvolvimento destes projetos proporciona ainda interação entre a comunidade escolar, possibilitando que as famílias possam participar de forma ativa na educação de suas crianças, apropriando da cultura e acompanhando o trabalho da instituição. 
Os pais devem ter interesse em acompanhar o crescimento da criança e a escola dar abertura e facilitar que esse contato aconteça, pois é aí que o aprendizado se completa. Eles precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar não significa apenas cobrar. É muito mais do que isso. É estimular, ensinar, conversar, prestigiar, acompanhar e discutir. A cobrança é a última ferramenta nessa parceria, e o resultado é o sucesso da criança. Todos só têm a ganhar. Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, tem mais estímulo para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove, pois é lá que ela faz amigos, conquista seu espaço no mundo, forma a personalidade e aprende as lições dos livros e da vida.
A escola precisa aproveitar todas as oportunidades de contato com os pais para informá-los sobre seus objetivos, recursos, problemas e sobre as questões pedagógicas que se apresentarem. Somente deste modo sentir-se-ão comprometidos com a melhoria da qualidade escolar.
Assim, a escola necessita acostumar-se a programar atividades que aproximem cada vez mais os pais da escola, fazendo reuniões para discutir dificuldades ou problemas que a escola esteja enfrentando, contribuindo com ideias e atitudes a serem tomadas e desenvolverá os valores culturais da família e comunidade.
A parceria entre família/escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam serem grandes e fieis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do Ser humano.


 

  Fonte: CEAD Cacoal
  Autor: Elizabete Maria de Jesus Souza.