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 06 Janeiro

Trabalhando limites: O equilíbrio entre a rigidez completa e a tolerância total.

 

Diariamente convivemos com crianças e jovens que não aprenderam aceitar regras, limites e frustações. Família e Escola vivem o dilema do equilíbrio entre a rigidez completa e a tolerância total. Ao mesmo tempo que não queremos criar crianças amedrontadas e passivas, também não desejamos ser responsáveis por uma geração marcada por indisciplina e desrespeito.
A aceitação de limites faz parte da construção de uma personalidade equilibrada e saudável.  A criança precisa aprender conviver socialmente, saber que vai ouvir não e aprender lidar com suas frustações, compreendendo que elas fazem parte da vida e que são possíveis de serem superadas.  
O limite é importante para o desenvolvimento pedagógico e emocional da criança. Um comportamento adequado, com respeito às regras, faz com que o aluno potencialize sua aprendizagem. 
Muitos Pais são tomados pelo sentimento de culpa por não dedicarem tempo aos filhos atendendo todas suas vontades reivindicadas por atitudes de birras, aproveitando das fraquezas do adulto, assumindo o comando. É preciso entender que não é necessário que os pais parem sua vida profissional para cumprir seu papel na vida dos filhos, mas é preciso que eles não abdiquem da tarefa de ensinar valores e princípios a eles e informá-los que vivemos numa sociedade onde suas ações terão sempre consequências.  
Assim, o abraço, o carinho e a diálogo são fundamentais no processo de estabelecimento de limites e normas. Quando a criança cria vínculos afetivos com os Pais e com seus professores, ela aceita e recebe melhor as regras. Do contrário, ela vai sempre desafiar, competir, medir forças. O adulto precisa ter consciência de sua autoridade e responsabilidades frente ao desenvolvimento da criança. É preciso ser justo e coerente em suas ações, compreendendo as demonstrações de sentimentos delas, suas reivindicações de afeto, zelando pelos objetivos educacionais, trabalhando valores, respeito, princípios, ética, resultando no equilíbrio entre a rigidez completa e a tolerância total. 

Elizabete Maria de Jesus Souza
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós-graduada em Visão Interdisciplinar – Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional.
Diretora e Proprietária do Centro Educacional Alecrim Dourado.


 

  Autor: Elizabete Maria de Jesus Souza