Imagem da notícia
 
 06 Janeiro

A importância da afetividade na Educação Infantil

 

Geralmente, os contextos educacionais Infantis ocupam um lugar central na vida de uma criança, especialmente por ser o primeiro agente socializador fora do seu círculo familiar. Assim, torna-se a base da aprendizagem mediante responsabilidade de oferecer todas as condições necessárias para que ela se sinta segura e protegida neste ambiente escolar e consequentemente social. É preciso que haja estabelecimento de relações interpessoais positivas como aceitação e apoio, possibilitando o sucesso dos objetivos educativos. A afetividade exerce um papel fundamental nesse processo, além de ter forte influência na percepção, memória, pensamento e motivação ligada às vontades e ações, representando assim, um componente importante para a harmonia do ser humano, seu equilíbrio e a formação de sua personalidade. 
Todo ato inteligente é acompanhado por sentimentos (de interesse, de prazer, de esforço etc.) que fornecem a motivação, a energia que ativa o crescimento intelectual e este, é dependente de dois componentes: o cognitivo e o afetivo, ambos paralelos. 
É preciso reconhecer e evidenciar que as conexões entre as dimensões cognitiva e afetiva influenciam o funcionamento psicológico do ser humano e a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto para a construção do ser como “pessoa” como para a construção do conhecimento. 
Assim, o educador é considerado o organizador e preparador do micro - universo da busca e do interesse das crianças para despertar-se para a vida, a curiosidade e abrir-se às aprendizagens. E, para desenvolver seu trabalho com êxito deverá dar a devida importância à afetividade!
Elizabete Maria de Jesus Souza
Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pós-graduada em Visão Interdisciplinar – Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Educacional.
Diretora e Proprietária do Centro Educacional Alecrim Dourado.

  Autor: Elizabete Maria de Jesus Souza.